sexta-feira, 25 de outubro de 2024

MATUZAWA, Cintia Lie. Estratégias projetuais em retail design store & visual merchandising: conceitos e técnicas. São Paulo: Blucher, 2024. 177 p. ISBN 9788521221173.


O varejo é um ambiente volátil, criativo e muito dinâmico. Cada vez mais as lojas têm se tornado espaços de experiências, entretenimento e visitas turísticas, em vez de somente compras. Essas mudanças se devem a inúmeras variáveis, como questões sociais, econômicas, políticas e ambientais, que impactam nas práticas sociais interferem e impactam na estrutura do varejo, refletindo em uma infinidade de estratégias, planejamentos e resultados projetuais para atender às novas demandas do mercado. Alinhar os objetivos em comum para toda a indústria, todo o atacado, todo varejista, todos os consumidores, clientes e fornecedores é um desafio muitas vezes assimétrico em toda a cadeia. O objetivo deste livro surge diante do desafio para orientar os alunos a criarem um projeto de loja que seja resultado da convergência de áreas multidisciplinares que ultrapassam o conhecimento de uma faculdade de arquitetura ou de design. Os projetos de design de espaços comerciais recebem forte influência do branding como direcionador principal da identidade visual, que é o reflexo da empresa perante a concorrência. Eles também necessitam compreender os P's do marketing para posicionarem corretamente o negócio e ditarem em qual medida o projeto deve seguir com seu investimento.


Localização no acervo: 659.15 M397e 2024 Biblioteca SP-TECH